Logotipo Centro Diag. Ecogr. Guido A V. Perez Ltda.

Centro de Diagnóstico por Imagem

Ressonância Magnética

Mamografia Digital

Densitometria Óssea

Raios X Digital

Ultrassonografia

O que é densitometria óssea?

A Densitometria Mineral Óssea (DMO) é um exame usado para a quantificação da densidade mineral dos ossos, para verificar se há algum grau de perda de massa óssea. Com isso é possível identificar se o indivíduo está apresentando osteopenia ou osteoporose, de acordo com o grau de severidade de perda da massa óssea (osteoporose é o grau mais acentuado). Desta forma, pode-se iniciar um tratamento para prevenir os seus sintomas e complicações (dores crônicas, riscos de fraturas, deformidades da coluna e perda da altura, entre outros). A osteoporose afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa. 

A Avaliação da Composição Corporal pela Densitometria (DEXA), permite a medida tanto da massa óssea, quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra. Existem inúmeras aplicações do estudo da composição corporal, principalmente em medicina esportiva, obesidade, anorexia e em avaliações nutricionais. Também está indicada na monitorização das alterações de massa magra e de gordura esperadas em indivíduos que fazem uso de hormônio de crescimento (GH), corticosteroides, esteroides sexuais e imunossupressores.

Em crianças é indicada quando há a necessidade de acompanhamento de desenvolvimento ósseo, em doenças osteometabólicas e em regimes dietéticos para emagrecimento.

COMO FUNCIONA A DENSITOMETRIA ÓSSEA?

Os modernos aparelhos de DMO utilizam o método DEXA (Dual Energy X-Ray Absorptiometry), que emite um feixe de radiação muito baixa e direcionada.

COMO É FEITO O EXAME? 

Paciente deitado em uma mesa durante 15 a 20 minutos (duração total do exame).

Geralmente se faz a análise de duas regiões do corpo: coluna lombar e fêmur proximal.

PREPARO

Não é necessário jejum;

Roupas leves e confortáveis, sem metais.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO FAZER A DENSITOMETRIA ÓSSEA?

A cada 12 meses, mas pode ser repetida mais precocemente, se houver uma indicação médica;

Se for repetir a Densitometria, deve-se esperar pelo menos 2 semanas para se fazer um novo exame.

QUANDO NÃO DEVE SER FEITO UM EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA?

Se foi feito algum exame recente de medicina nuclear (ex.: cintilografia óssea ou mapeamento de tireoide), o exame de DMO não deve ser feito.

Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação;

Pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário não podem fazer a densitometria óssea durante uma a duas semanas a depender do contraste utilizado. 




Ferramenta: POW Sites