Logotipo Centro Diag. Ecogr. Guido A V. Perez Ltda.

Centro de Diagnóstico por Imagem

Ressonância Magnética

Mamografia Digital

Densitometria Óssea

Raios X Digital

Ultrassonografia

Tire suas dúvidas sobre mamografia digital

O exame de mamografia é um tipo específico de radiografia capaz de detectar a existência de sinais precoces de câncer de mama, antes mesmo que ele seja clinicamente aparente (palpável). O exame é realizado com um mamógrafo (aparelho de raios-X), sendo obtidas imagens digitalizadas por computador, com altíssima definição. Para a obtenção destas imagens com alta qualidade diagnóstica, se faz necessária a compressão das mamas. Ressalta-se que o desconforto da compressão é rápido e bem tolerado pela imensa maioria das mulheres. A dose de raios-X utilizada é baixa e segura.

Sabe-se que o autoexame, embora importante, não permite o diagnóstico dos cânceres mais precoces. Quando a mulher consegue perceber um nódulo canceroso ao autoexame, geralmente ele não se encontra mais no estágio inicial.

O câncer de mama é a neoplasia com maior incidência e taxa de mortalidade entre as mulheres no Brasil (exceção para a região Norte) e o segundo no mundo.

COM QUE IDADE A MULHER DEVERÁ FAZER A SUA PRIMEIRA MAMOGRAFIA? COMO FUNCIONA NO BRASIL? 

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, com o objetivo do diagnóstico precoce do câncer de mama e da redução da sua mortalidade. Tal recomendação difere das orientações atuais do Ministério da Saúde, que preconiza o rastreamento bianual (a cada 02 anos) em mulheres a partir dos 50 anos, excluindo dos programas de rastreamento uma faixa importante da população (mulheres entre 40 e 49 anos), responsável por cerca de 15 a 20% dos casos de câncer de mama.

QUANDO A MAMOGRAFIA EM GERAL NÃO É RECOMENDADA? 

Caso a paciente não faça parte do grupo de risco de câncer de mama e tenha menos de 35 anos de idade, a mamografia geralmente não é indicada. Contudo, em caso de dúvida, um (a) profissional da saúde, de preferência um (a) mastologista, deverá ser consultado (a).

Caso a paciente esteja amamentando ou grávida.

MELHOR ÉPOCA DO MÊS PARA FAZER A MAMOGRAFIA

A melhor época do mês para a sua realização é entre o 5º e o 10º dia do ciclo menstrual (o primeiro dia da menstruação é considerado o primeiro dia do ciclo), por ser o período que proporciona a melhor visualização do tecido mamário, sem as alterações determinadas pelos hormônios da paciente. Além disso, neste período as mamas ficam menos sensíveis e dolorosas à compressão. 

PREPARO 

Deve-se evitar o uso de desodorantes, principalmente os antitranspirantes, talco, cremes e pomadas nas axilas, pois contêm metal na sua composição, o que pode atrapalhar na precisão do diagnóstico.

Ferramenta: POW Sites